Proctologista RESPONDE - Coluna 66

Paulo Branco é medico proctologista, referência da revista G Magazine e responde dúvidas sobre doenças anoretais, como hemorróidas, fissuras, fístulas, condilomas (verrugas), doenças sexualmente transmissíveis, relação anal e as suas consequências. Você também pode perguntar gratuitamente sobre estética facial, corporal, bioplastia e botóx, OK? Não adianta deixar perguntas para esta coluna no site.... somente utilize o email para esta finalidade, OK? Você pode perguntar o que desejar para ele... bastando enviar um email para casadamaite@gmail.com
 
paulobranco

Atende também direto em seu consultório: Lapa - Rua Coriolano, 391 - (011) 3672-8943 Vila Olimpia - Rua Afonso Bras, 576 cj.26/28 - (011) 3846-7973 - (011) 9520-4135

 

DÚVIDA:

EU E MINHA NAMORADA TIVEMOS RELAÇÕES SEXUAIS VIA ANAL,E FIQUEI COM A PELE DO PENIS INCHADA E COM RACHADURAS...O QUE PODE TER SIDO.. OBRIGADO.

 

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Uma lubrificação inadequada pode ter causado as fissuras anais e o edema local que e diagnosticado em medicina como dermatite. Se voce tiver excesso de pele cobrindo a cabeca do penis devera dobrar a lubrificacao e siga as regras prazerosas e saudaveis porque um ativo apressado podera se ver de frente com este tipo de situacao.

 

DÚVIDA:

 

Fiz uma cirurgia de hemorróidas a 50 dias e ainda sinto mta dor ao evacuar e alem disso minhas fezes saem mto finas e só com laxante oque pode ter dado de errado nesse cirurgia? estou desesperada ,preciso saber se vou ter que tomar laxante pra vida toda e quando essa dor vai passar .. preciso de uma solução urgente ,estou ficando depremida com essa situação . se o senhor me tirar essas duvidas ficarei mto grata ...

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

É muito dificil responder a sua pergunta porque existem varios graus de hemorroida e diferentes tecnicas para o seu tratamento, eu por exemplo opero com o laser. A maneira de medicar no pos-operatorio tambem tem diferencas, eu costumo orientar uma formula de manipulacao que contem substancias que aceleram a cicatrizacao. A ferida cirurgica podera ser fechada ou deixada aberta, e uma escolha do cirurgiao, eu prefiro sempre a tecnica fechada pela cicatrizacao mais rapida e menos dor. A orientacao para os cuidasos com a regiao perianao e alimentacao estao contidos em um guia que e dado para os pacientes. Voce devera ser examinda para que uma inspeccao cuidadosa da regiao operada afaste uma pequena feridinha no canal anal diagnosticada em medicina como fissura anal e responsavel pela dor por voce referida.
Dr. Paulo Branco.
 

 

DÚVIDA:

Oi Dr.
Ultimamente tenho tido prisão de ventre, defeco uma ou duas vezes por semana, mas minhas fezes são pastosas e gordurosas (não são liquidas) e com muito mau cheiro. O que poderá ser?

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Voce devera fazer exames de fezes para afastar infeccao e ma absorcao intestinal:
- Parasitologico de fezes

- Coprocultura com Antibiograma

- Coprologia funcional

Dr. Paulo Branco.
 

 

DÚVIDA:

Dr. achei o email do Sr em um site de duvidas e eu tenho uma.
Bom em 2002 eu sentia uma dor no anus por dentro, essa dor aparecia em a cada 4 meses ou 6 meses, porém hoje basta eu ir no banheiro fazer as necessidaders ela vem muito forte uma dor no anus interna, procurei um Protocologista o qual pediu uma endoscopia anal nao sei se é esse nome correto que se da. Mas semana passada fui a farmacia e comprei uma pomada de homorroida e apliquei percebi que a dor parou ao usar a pomada, o que devo fazer?

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

As hemorroidas internas poderam ser acompanhadas de uma inflamacao na parte interna do canal anal diagnosticada como Proctite que melhora com o uso de pomadas colocadas dentro do canal anal com aplicador. Mantenha a pomada e evite alcool e uso de condimentos que pioram a inflamacao local. Dr. Paulo Branco

 

DÚVIDA:

Doutor vi seu site quando fazia buscas. Não sei se poderia me responder.
A muito minha hemorróida não atacava. Não sei se foi alimentação força em exagero ou outro motivo qualquer.
Estou usando supositório proctyl e tomando scaflan. Quando vou ao banheiro, tenho um pouco de dor na uretra pode ter algo a ver. Já que sempre fiz sexo seguro, e os exames anti hiv somente para constatar que nada tinha. Muito Obrigado

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:
 

A dor na uretra devera ser investigada atraves de exame de urina com cultura e antibiograma. A hemorroida podera ter agudizada pelo esforco referido. Evite papel higienico e procure ter uma alimentacao rica em fibras, verduras e legumes e ingerir 2l de liquidos por dia.
Dr. Paulo Branco

 

DÚVIDA:

Boa Tarde
Doutor
Gostaria de sua opinião
Não é sempre que acontece, mas agora a situação esta complicada.
As vezes de um dia para outro,ou ate menos entre o período da manha ate a noite quando chego
percebo que estou com uma irritação externa em volta do anus.Tipo assadura,chega ser bastante incomodo,e
leva ate uma semana para melhorar.
Passei por isto duas vezes no ano passado e este ano já é a 4ª vez ,só que na 2ª vez que aconteceu foi tão forte
que raspei todo o pelo em volta ,passando bastante sabão e água quente,
Depois apliquei uma pomada em creme(clotonazol),com 2 dias não tinha mais nada.
Porem tenho uma coceira ,próximo ao anus digamos na região onde termina a ponta da coluna(uns dizem que esta ponta e o Cox)
que chegam a me deixar irritado ,pois parece que tem um punhado de formiga lava-pé ,no local beliscando,já cheguei a ferir de tanto coçar na hora da aflição e observei que o local começa a transpirar em excesso e não tem nenhum odor.
Já cheguei a olhar no espelho e observei uma mancha branca neste local,parecendo que saiu a piguimentação da pele.O resto da região digamos o encontro das nadegas onde ocorre esta sensação de assadura esta escuro .Próximo a entrada do anus tem umas verrugas que se evidenciaram com o inchaço e em um canto entrando no anus devido ao inchaço parece que surgiu um mamilo,que diz o medico que me operou que aquilo é apenas uma pontinha de pele.
Estranho pois já operei de hemorróida uma vez a uns 8 anos atrás e este mamilo sempre esteve ali porem bem pequeno,na época cheguei a falar com o medico inclusive porque ate mesmo por uma questão de higiene aquilo me incomoda pois faço questão de lavar e aquele local tenho que passar o dedo como se empurrasse uma verruga para lavar de uma lado e outro pois sempre fica resíduo ali. mas ele disse que era normal .Agora com esta região inchada ele esta grosso e digamos grande para o local.
Normalmente para aliviar um pouco esta coceira lavo com bastante sabão seco e ponho um pedaço de algodão ou um pedaço de papel higiênico dobrado no local .è o que ajuda a melhorar.
Já observei que também quando meu intestino esta cheio ,esta coceira também acontece e só alivia depois que evacuo,lavo e mantenho o local bem seco com
algodão ou papel higiênico.
Agora dia 02/12 tive uma diarréia que foi ate esquisito ,pois acordei pela manha com muito gás ,cólicas e o intestino desandou só no período da manha.
ingeri bastante liquido,e fiquei a base de frutas.Quando na parte da tarde fui ao banheiro ,saiu uma grande quantidade de gás ,o meu anus estufou que achei que
iria sair a tripa para fora,a sensação foi que estava tendo uma câimbra,estufou de uma tal forma que cheguei a levar a mão e percebi que parecia uma tromba,um bico enorme.Tudo isto acompanhado de muita dor ,inclusive ao tocar parecia que estava tudo queimado,sinto dor ate com água .E só apos uns minutos ou segundos nem sei calcular devido a dor é que consegui evacuar.Fui a medico e ele me pediu um exame de fezes.Devido a dor e ao inchaço conversei no laboratório pois não conseguia
evacuar de tão inchado e ,lá eles não permitiram que eu tomasse um laxante .Fizeram a coleta com tipo uma sonda que apesar de fina doeu horrores.Apos a primeira amostra então consegui fazer mais um pouco que saiu rasgando tudo parecia um pedaço de pau ate sangrou um pouco.
O resto do dia fiquei a base de mamão,verduras e sopa de legumes Apos 02 dias comecei a evacuar pastoso e em grande quantidade mas acompanhado de muitos gazes e colicas e esta tudo inchado .E apos cada evacuação fico com dores e com a sensação de que ainda vai sair mais coisa La de dentro mas por mais tempo que fico ali sentado não saia nada.
Na hora do banho apesar da dor lavo com sabão e bastante água morna/quente o que as vezes ajuda aliviar a dor um pouco.
Não sei o que fazer,só consegui marca um coloproctologista para 21/12.Estou passando a pomada(xilodase) que me foi receitada quando operei de hemorróidas o que esta ajudando bastante com a dor e a coceira .Mas tem hora que dói ate para andar ou quando solto gazes.
Meu exame de fezes deu :'CISTOS DE ENTAMOEBA COLI",porem pelo que já li e pesquisei, tirando a febre que não tive a não ser que tive no local pois lá não medi a temperatura,os outros sintomas parecem muito com entamoeba histolystica.Será?

Antecipadamente obrigado

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Acho que a endoscopia tem grande importancia e possivelmente voce tem hemorroidas em toda a circunferencia do canal anal. Os gases poderam ser uma afeccao conhecida como Sindrome dos Intestinos Irritavel que melhora com medicamentos especificoa. Essas hemorroidas melhoram muito com medicamentos chamados de venotonicos, converse com o seu medico.

Dr. Paulo Branco
 

 

DÚVIDA:

Olla Dr. Paulo Preciso muito da sua ajuda e de uma resposta. Meu marido está sentindo ardencia ao urinar, e notamos que apareceu um coroço no lado direito da virilha e dias depois apareceu um outro caroço do lado esquedo, quando vamos ter relação ele diz que na hora do orgasmo ele também sente uma ardencia e começou a tomar um remedio por conta propia que deixar a urina bem escura, ele tem sentido bastante vontade de urinar e disse que quando vai tomar banho agora sente o penis arder, ele tem 24 anos e ñ qr ir ao médico, gostaria muito de aber oq pode ser isso e se eu corro algum tipo de risco, poís ñ usamos preservativo. Obrigado e que Deus te abencoe.

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Possivelmente o seu marido tem uma Prostatite, inflamacao da prostata, e devera fazer exames da secrecao prostatica de nome cultura com antibiograma para identificar o germem causados da prostatite e tratar.

Dr. Paulo Branco

 

DÚVIDA:

ola doutor, tenho sintindo ultimamente um repuxo em um nervo, veia ou musculo, localizado entre o anus e o escroto, onde seria a vagina em mulheres, isso acontece normalmente quando tusso ou pratico muito exercicio, o que poderia ser?

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

O exercicio fisico em excesso podera causar o estiramento de um nervo no perineo de nome nervo pudendo interno. Evite o excesso que podera lhe trazer problemas de continencia no futuro. Os alongamentos excessivos deveram ser evitados por estirarem este nervo. Para voce entender este nervo inerva os musculos da continencia anal e o EXCESSO DE ALONGAMENTO podera estira-lo e podera levar ate mesmo a uma incontinencia leve.
Dr. Paulo Branco

 

DÚVIDA:

Oi Doutor Paulo, gostaria que ajudasse meu vô, tem 72 anos e sofre há 30 anos com hemorróida ele operou com 42 anos depois de 3 anos apareceu denovo faço banho de assento 2 vezes por dia passa pomada Proctil e toma remédio Daflon o que fazer pois não sara?

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Pacientes nesta idade tem uma diminuicao da pressao do musculo formador do esfinter anal o que determina a saida ou prolapso das hemorroidas que respondem muito pouco ao tratamento por voce referido. Um exame local e clinico seria importante para indicar ou contra-indicar a retirada destas hemorroidas com o laser sob anestesia local.
Dr. Paulo Branco

 

DÚVIDA:

olá Dr..

Muitas vezes durante o dia tenhos desconfortos na região anal. Acredito que minha fezes estão muito ácidas. Fica ardendo principalmente quando fico sentado ou quando esta muito calor. Queima e machuca a região. Minha cueca até esta ficando amarelada. Devido a isso fica um odor muito forte como se houvesse uma ferida a muito tempo. Percebi quando vou ao banheiro até fica machucado. fica com varios machucadinhos na região em volta. Comecei a perceber que elas começaram a ficar finas e amareladas. Isso poderia ser acarretado por intolerância a lactose? como posso resover isso? É uma situação muito contrangedora. O que o sr aconselha alem de beber muita agua dr.?

Desde já agradeço muito a atenção.

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Voce tem uma dor anal causada pelo espasmo ou contracao dos musculos que formam a bacia e que estao na volta do orificio anal. A afeccao mais provavel e chamada de sindrome dos elevadores do anus. O dianostico e dificil e um exame local associado a exames poderam confirma-lo. Eu tenho um centro de tratamento desta dor anal.
Dr. Paulo Branco

 

DÚVIDA:

Faz tres dias q quando faco coco sai sangue.o pd ser? quem procurar?quero muito sua ajuda.to preocupada

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Casos como o seu eu solicito um exame endoscopico do anus, reto e intestino grosso para elucidacao diagnostica e tratamento adequado.

Dr. Paulo Branco.

 

DÚVIDA:

Dr muito obrigada por passar seu email, estou sem dormir, preocupada, recentemente saiu quando evacuei uma coisa esquisita do meu anus, como se fosse uma tripa, nao dói nem sangra. M ajude Dr, eu gostaria de faezr sexo anal, mas agora depois dessa acho que não. O que o Sr me diz?Muito obrigada.

 

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

A coisa esquisita podera ser uma hemorroida interna que com o esforco sai ou como se fala em medicina prolapsa. A conduta mais definitiva se confirmada esta hemorroida que eu tenho usado e a ligadura elastica da hemorroida, isto e um pequeno anelsinho de borracha e colocado na base da hemorroida e ela seca e desaparece.
Dr. Paulo Branco

 

DÚVIDA:

Olá Doutor. Vou direto ao assunto;Me chamo Hugo sou gay descobri a pouco que tenho HPV, é aquele tipo crônico que não sara nunca "citomegalovirus igG", a minha pergunta é que tenho um parceiro no qual usamos camisinha na prática anal, porém, no sexo oral, no "beijo-grego", nao usavamos camisinha; pergunto, a infecção pode passar para o meu parceiro? Aguardo resposta e agradeço desde já.

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Se nao houver a anilingue ( oral-anal) nao vejo risco ja que usam camizinha para o oral e passivo.

Dr. Paulo Branco

 

DÚVIDA:

Caro Dr.
Na familia de meu esposo muitos têm prisão de ventre e meus 2 filhos infelizmente tb apresentam. Porém, o de 14 anos hj nunca mais apresentou este sintoma a seguir, mas o de 11 anos está sentindo pontadas no anus e intestino preso. Ele ama video game e fica bastante tempo sentado. Dei activia, mas parece não adiantar. Ele fica indo no banheiro muitas vezes fazer força para defecar achando q isto iria parar de vez. Marquei pediatra, embora não saiba se adiantará. Tenho convênio unimed e caso trabalhe com este o levarei para uma consulta.
Deus te abençoe

 

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

O esforço para evacuar nao e saudavel e podera determinar o aparecimento das hemorroidas, fissura anal e dor anal. Uma alimentacao saudavel com fibras e agua podera melhorar. Casos como o do seu filho podera ter um musculo anal com pressao muito alta que normalmente estaria relaxado durante a evacuacao esta contraido dificultando a passagem das fezes e esplicando o esforco para evacuar. Exames especificos poderam confirmar o comprometimento muscular e tratamento adequado.
Dr. Paulo Branco

 

DÚVIDA:

"Sou homossexual passivo e faço sexo anal passivamente desde os 12 anos de idade. Hoje tenho 70 anos e continuo a fazer sexo anal, o que me dá grande prazer. No entanto, apareceram dois problemas. O primeiro é uma hiperplasia benigna da próstata, que talvez me obrigue a opera-la. O segundo é o agravamento de um problema antigo de hemorroidas, que antes eram internas mas que agora atingiram o nível 3, com uma pequena protuberância externa. Tavez eu tenha que operá-las. As perguntas que lhe faço são as seguintes. 1) O sexo anal que sempre pratiquei pode ter ocasionado a hiperplasia da próstata e o agravamento da hemorroida? 2) Posso continuar fazendo sexo anal mesmo antes de fazer as duas operações a que me referi? 3) Após as operações, se elas se concretizarem, posso voltar a fazer sexo anal passivamente?

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Você podera fazer o passivo antes das cirurgias, nao vejo problema, porem apos depende da tecnica cirurgica usada, da cicatrizacao e dos cuidados e orientacao do medico, razao pela qual nao posso omitir uma opiniao.

 

DÚVIDA:

Olá..
Tenho 25 anos, sinto dores na hora de defecar, dores como se fosse rasgando o anus..
Queria tratar isso..Como não tenho um plano de saude, fica dificil ser consultado...Gostaria de saber se me recomenda tomar VARICELL???
Qual é um outro tipo de tratamento...???
Grato!

 

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

O sintoma referido e de uma fissura anal e nao de hemorroida, razao pela qual voce nao devera tomar Varicell que e para hemorroida. O correto e fazer uma endoscopia do canal anal para uma confirmacao desta impressao diagnostica. A causa da fissura e a pressao elevada do musculo formador do esfincter anal e voce devera usar pomada que contenha substancia que baixe esta pressao. Essas pomadas geralmente sao de manipulacao.

 

DÚVIDA:

 Dr. tive uma relaçao com minha namorada quando ela estava menstruada no mesmo dia pela manha percebi que proximo a cabeça do penis estava inchado e depois desse dia sinto coçeiras e a cabeça esta sempre descascando e tambem quando tenho relacoes tenho muita sensibilidade e parece machucado apos a ejaculaçao.

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Voce podera ter uma inflamacao da glande ou cabeca do penis, diagnosticada como Balanite. Faca um exame bacteriologico do material colhido da glande para identificacao de alguma bacteria que podera ser a responsavel pela inflamacao local.

 

DÚVIDA:

 

Boa noite!
Dr, encontrei seu site na internet.
Primeiramente gostaria de elogiar o site e os comentarios.
Fiz uma cirurgia de fimose a um ano, e ficou um corpo estranho nos pontos, retornei ao medico e essa corpo estranho foi retirado, porem sinto um pequeno carocinho ao lado, parece ser um linha dura, existe posibilidade de ter ficado algum ponto, sera que ficou? e se ficou tem algum risco? ou eh normal, talvez tenha ficado com algum complexo ... muito obrigado!

 

PROCTOLOGISTA RESPONDE:

Obrigado pelas palavras que estendo a Maite. Os fios usados na sutura da pele com a mucosa para correcao cirurgica da fimose ou excesso de pele sao absorviveis, isto e sao absorvidos pelo seu organismo, portanto normalmente na devera existir fio e nenhum risco para a sua saude a curto e a longo prazo. Eu atualmente resseco a pele com o laser o que permite usar menos fio para a sutura acima referida.

 

 

 

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

duvidas sobre fecaloma

Salve Doutor! Gostaria de saber sobre variedade de consequencias imediatas de fecaloma. Tambem sobre consequencias de conviver com sequelas de fecaloma apos mais de tres anos de ocorrencia do fenomeno. Considerando que é mais comum que ocorra em crianças e idosos, tais podem variar em vitima com 25 anos ? Algum exame de sangue indicaria alteraçao por conviver com tal condiçao? Aguardo ansiosamente retorno e desde ja agradeço contato.

este que vos escreve

duvida

Gostaria de saber consequencias de coviver com sequela de fecaloma por mais de tres anos.

HEMORROIDAS

Drºestou com hemorroidas já avnaçadas que saem quando defeco e sangram, você poderia me sugerir um bom profissional em brasília para que eu me consultasse e talvez fizesse a cirugia, de preferencia com o novo método que tem o pós operatório menos dolorido.

Desde já agradeço

Araújo

Dúvida?

Pessoal, um Dr. que escreve camizinha com Z sabe alguma coisa?????????? Ainda mais que nem tem como ser um erro de digitação.....CAMISINHA!!!!!

Penis com cheiro Ruim

Ola Dr,
Antes de perguntar ja agradeço a voce e a Maite pelo espaco para tirarmos dúvidas e outras mil utilidades,
O meu problema é o seguinte, meu penis tem a ponta encoberta por pele (quando esta em repouso) mas percebo que de um dia para o outro, mesmo lavando muito bem e esticando a pele para nao deixar nenhuma sujeira por baixo, percebo no dia seguinte que ao friccionar a pele há uma formacao de algo branco, parecido com um creme mas de cheiro ruim, entao lavo novamente mas mesmo assim, no dia seguinte ela se forma de novo e tudo recomeca, meu penis nao dói, mas sinto um incomodo que com o calor o processo de formaçao deste inconveniente se acelera,
Se puder sugerir algo que desinfete realmente agradeço, pois acredito que seja algum fungo que permaneçe no meu penis mesmo lavando diariamente ou 2 vezes ao dia.
Obrigado

Sangramento anal, não consigo ter relações.

Dr. bom dia, em primeiro lugar gostaria de agradeçer pelo espaço e pela sua linda iniciativa em ajudar as pessoas.
Confesso que está sendo muito difícil pra mim comunicar-me por este site, sou muito tímido, mas preciso de ajuda e eu já cansei de ocultar o meu problema. Hoje tenho 25 anos, sou homossexual, passivo, e desde os meus 18 anos que tento praticar sexo anal, consegui praticar com sucesso apenas umas 3 vezes, e desde então, tenho notado algo anormal em mim, tudo começou com um pequeno sangramento um dia após a relação (na hora de evacuar) e uma dor aguda que me impedia de finalizar a evacuação, com o passar dos dias, a evacuação foi ficando cada vez mais dificultosa, a dor e o sangramento continuavam intensamente. Na época pesquisei na internet e utilizei uma pomada chamada "procytl", tinha apenas 18 anos e morria de medo de procurar um especialista. Com o passar de alguns meses o meu ânus foi cicatrizando superficialmente, mas toda a vez que eu tento praticar sexo anal, mesmo com muito relaxamento e lubrificação extrema, a dor é insuportável, fora o sangramento e o desconforto. Sofro com essa situação há cerca de 7 anos e dessa vez quero me tratar, imagino que sejam hemorróidas internas e/ou fissuras, que ao tentar a relação, se rompem, fora que depois desses traumas, até para evacuar tem que ser com calma, pois se eu forçar só um pouco, algo acontece e sangra, levando à ardência e o desconforto, nunca saiu nada pra fora, tudo é interno. Gostaria de saber se o meu caso tem solução, e se existe alguma técnica para dilatar um pouco o meu ânus clinicamente, pois sinto que as fezes saem muito finas e o meu esfíncter é muito travado, gostaria de ter um ânus que eu pudesse ter relações sem dor, fora o tratamento das possíveis hemorróidas e/ou fissuras anais. Como o senhor pode me ajudar? Quais as reais expectativas? E a recuperação, como seria? Muito obrigado desde já.

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
4 + 13 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4