Discriminação sexual: empresa demite mulheres para que elas cuidem da casa

Uma empresa italiana com problemas financeiros resolveu demitir alguns de seus funcionários como parte de um programa de corte de custos. A situação é triste, mas é habitual no sistema capitalista. O que chocou, entretanto, foi o critério da escolha dos trabalhadores que ficariam sem emprego: só mulheres foram demitidas.

Não era uma questão de baixa produtividade ou uma estranha coincidência. O motivo da escolha foi claro. A explicação da empresa foi a seguinte: “Nós estamos dispensando as mulheres para que elas possam ficar em casa cuidando das crianças. Em todo caso, o que elas arrecadam é uma segunda fonte de renda”.

Infelizmente, essa não é um fato isolado. Há um debate agitado sobre a situação das mulheres italianas, que viveriam em um status abaixo das mulheres do resto da Europa, sofrendo preconceitos e ataques machistas. Não é preciso ir muito longe para entender a situação: o próprio primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, foi acusado de envolvimento com garotas menores de idade.

O pensamento sexista aparece no governo e na imprensa italiana que, não raramente, reafirma o pensamento de que é preferível que as mulheres sejam donas de casa. Caso elas trabalhem, seria apenas como uma complementação financeira, sem muita importância. A renda dupla é uma necessidade de muitos casais, mas vários homens não a reconhecem, ou preferem não assumir – da Europa a América, não excluindo o Brasil.

A exclusão existe e essa situação na Itália foi uma de suas expressões claras – é um lembrete da discriminação das mulheres, no emprego e nas outras esferas sociais. Qual sua opinião sobre isso?[Jezebel]

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
13 + 2 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4