Paternidade provoca queda no hormônio masculino

Os homens podem até não entrar na mesma montanha-russa hormonal que suas parceiras grávidas, mas assim que o bebê aparece, seus corpos entram no “modo papai”. É o que sugere um novo estudo que mostra que os níveis de testosterona, o hormônio sexual masculino, caem nos recém-papais.

A queda hormonal faz sentido, dizem os pesquisadores, uma vez que níveis altos de testosterona tendem a impulsionar comportamentos de competição e atividades de risco que podem entrar em conflito com as responsabilidades da paternidade.

Na verdade, as maiores quedas de testosterona foram observadas em pais de recém-nascidos e naqueles altamente empenhados no cuidado de crianças.

A constatação de que os pais são naturalmente aptos a cuidar de seus filhos se adiciona a modelos culturais anteriores da evolução humana, que tradicionalmente representam a mãe como sendo a pessoa mais indicada para os cuidados infantis.

O estudo acompanhou 465 homens, quando os participantes tinham apenas 1 ano de idade. Com 21 anos, os pesquisadores testaram os níveis de testosterona dos participantes quando acordavam e antes de dormir. As medições foram repetidas aos 26 anos, quando cerca de metade dos participantes tinha se tornado pai.

Homens que se mantiveram solteiros mostraram um pequeno declínio, relacionado à idade, de cerca de 12 a 15% do hormônio sexual masculino, enquanto os níveis de testosterona dos novos pais (entre um mês e um ano), em média, caíram cerca de 30%. Níveis hormonais em pais de recém-nascidos (menos de um mês) caíram cinco vezes em relação aos solteiros e duas vezes nos pais de crianças mais velhas.

A teoria comprova o que muitos já sabem: recém-nascidos vêm com intensas mudanças físicas, mas também emocionais e psicológicas.

Quanto aos efeitos da baixa de testosterona, os pesquisadores não podem ter certeza. Pode haver pequenos efeitos sobre a libido e a massa muscular.

A quantidade de testosterona pode influenciar a quantidade de tempo que um homem gasta com sua família, essencialmente, moderando o seu desejo de se reproduzir. Os níveis elevados têm sido associados com o aumento da tomada de risco e a competição com outros machos.

Quando os pais fazem a escolha de se envolver com os filhos a testosterona reage, caindo bastante. É o corpo que responde, dizendo: “Este é o lugar onde estamos focados agora, estamos focados nas crianças”.

A descoberta pode também explicar por que se tornar um pai é bom para a saúde. Alguns pesquisadores acreditam que a testosterona diminui a função imune. Ou seja, níveis mais altos de testosterona podem interferir na capacidade do sistema imunológico de combater infecções. Se isso for verdade, a redução da testosterona poderia ser um investimento na saúde dos homens.

Reduzir a testosterona? Mas e o sexo? De acordo com os pesquisadores, a libido deve alterar muito pouco com a variação do hormônio. Parece que a razão pela qual a vida sexual muda é muito mais complicada do que uma mera flutuação de testosterona. [LiveScience]

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

Olá meus queridos. Meu nome

Olá meus queridos.
Meu nome é Anita, eu vi o seu perfil hoje em (www.casadamaite.com). e tornou-se interessado em você, eu também gostaria de saber que você mais, e eu quero que você envie um e-mail para o meu endereço de e-mail para que eu possa lhe enviar minha foto para você sabe quem eu sou. Aqui está o meu endereço de email (anitalovelo2@yahoo.com). Acredito que podemos passar daqui. (Lembre-se da distância ou de cor não importa, mas uma matéria muito amor na vida) Obrigado e permanecer abençoe,
Anita
(anitalovelo2@yahoo.com)

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
17 + 2 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4