Doença rara: sexo pode causar amnésia temporária

 Para alguns, o sexo é algo esquecível. Mas algumas vezes, é o sexo que acaba com a memória das pessoas. É o caso de uma mulher de 54 anos de idade que apareceu no hospital da Universidade de Georgetown, incapaz de se lembrar das suas últimas 24 horas. Ela se lembrava de uma única coisa: sua amnésia tinha começado logo após fazer sexo com seu marido apenas uma hora antes.

A mulher estava passando por uma amnésia global transitória, uma condição rara em que a memória desaparece temporariamente. Esse problema de memória dura apenas algumas horas e não causa efeitos colaterais, afetando apenas cerca de três a cinco pessoas a cada 100 mil por ano. O que mais intriga os médicos é o fato que ninguém saber direito como a amnésia surge.

Sexo pode desencadear amnésia global transitória, assim como outras atividades físicas intensas. Pessoas na faixa dos 50 e 60 anos são mais propensas a apresentar o problema. Estranhamente, a maioria das pessoas com amnésia global transitória só perde a memória temporariamente uma vez. Na maioria dos casos, as pessoas têm dificuldade em formar novas memórias.

Ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas não costumam mostrar nada de anormal ou danos nos cérebros das pessoas afetas. No caso da mulher de 54 anos do hospital da Universidade de Georgetown, assim que ela saiu da sala de emergência, quase todos seus sintomas já tinham desaparecido.

A melhor explicação que os pesquisadores têm para essa amnésia desencadeada depois do sexo é que ela não começa no cérebro, mas no pescoço. Um estudo publicado no ano passado acompanhou 142 pacientes que tiveram um episódio de amnésia global transitória e descobriu que 80% deles tinham insuficiência das válvulas na veia jugular.

Essa veia, que corre pelo pescoço, leva o sangue da parte de trás do cérebro para o coração. Se as válvulas não se fecham suficientemente, o sangue pode voltar para a cabeça.

Seja lá qual for a causa, a amnésia global transitória pode ser perturbadora. Em um caso relatado em 1964, um homem perdeu a memória no momento em que teve um orgasmo, e disse: “Onde eu estou? O que aconteceu?”.

Pessoas com amnésia global transitória geralmente correm para o hospital com grande aflição – uma coisa positiva, já que a perda de memória repentina também pode anunciar um acidente vascular cerebral (derrame) ou outros sérios problemas neurológicos. Para médicos e pacientes, o mais importante é um diagnóstico rápido, que pode ser facilitado com o exame das veias. [MSN]

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
1 + 5 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4