Perca seu medo de se perder

 Em uma era de dispositivos como GPS e mapas online, muitos de nós ainda têm medo de se perder – na verdade, parece que tanta dependência desses aparelhos e afins tornaram alguns de nós ainda mais temerosos de se perder.

Um exemplo é uma família americana que, próxima a um verdadeiro labirinto de milho, em Massachusetts, ficou tão assustada que ligou para o 911 (nosso 190) para resgate.

Em inglês, alguns sites dizem que o “medo de se perder” é chamado de “mazeophobia”, mas esse termo não consta dos dicionários médicos ou pesquisas de literatura científica.

Talvez nem só a palavra não seja real, mas o medo também. Segundo Luana Marques, psicóloga clínica em Boston, EUA, que trata pessoas com medo de dirigir e um medo de lugares desconhecidos e faz pesquisas sobre transtornos de ansiedade, o medo de se perder pode não ser um diagnóstico clínico.

“O que essa pessoa está realmente com medo é de estar em uma situação desconfortável que desencadeia a reação de luta ou fuga do nosso cérebro”, explica Marques, referindo-se à resposta de alarme que pode fazer seu coração disparar, suas mãos suarem, e sua respiração acelerar (ficar perdido pode de fato desencadear tal reação, não?).

Mas o medo não afeta as pessoas apenas fisiologicamente, como também pode afetar seu julgamento. “Uma vez que a resposta de alarme é ativada, você perde alguma habilidade racional de seu cérebro”, explica Marques. “Isso não significa que você não pode tomar decisões racionais, mas que sua habilidade de pensar claramente e logicamente piora”, diz.

Se o medo estiver interferindo significativamente com a sua vida, a terapia cognitivo-comportamental pode lhe ajudar a superá-lo. Caso contrário, Marques diz, a regra de ouro é “abordar e não evitar” a situação, dando pequenos passos para expandir sua zona de conforto.

Para quem tem medo de se perder, isso pode significar algumas pequenas viagens rodoviárias armado com mapas e direções, além do contato de sua pessoa favorita na discagem rápida. Não há nenhuma garantia de que você nunca vai se perder, mas pelo menos, você terá cada vez mais experiências de sucesso em encontrar o seu caminho de volta!

E aí, você tem medo de se perder?[MSN]

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
2 + 0 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4