Meninas tendem a ter melhor aproveitamento escolar que os meninos

As meninas tendem a obter melhores notas em leitura, matemática e ciências do que os meninos, de acordo com um novo estudo recentemente publicado na revista Intelligence. E isso acontece de modo generalizado ao redor do mundo.

Assim, mesmo em países onde as liberdades das mulheres são severamente restritas, os pesquisadores descobriram que as meninas estão superando os meninos em leitura, matemática e alfabetização científica aos 15 anos de idade, independentemente das questões de igualdade política, econômica, social ou de gênero e políticas encontrados nesses países, segundo pesquisadores da Universidade de Missouri.

Os pesquisadores analisaram as notas de 1,5 milhões de estudantes de 15 anos de idade em todo o mundo entre 2000 e 2010, e descobriram que as meninas superaram os meninos em leitura, matemática e ciências em 70 por cento dos países incluídos no estudo. Estes resultados se mantiveram mesmo em países onde as mulheres enfrentam restrições sociais graves.

Os meninos se saíram melhor do que as meninas em apenas três países ou regiões: Colômbia, Costa Rica e no estado de Himachal Pradesh, na Índia. Resultados de meninas e meninos foram mais ou menos semelhantes nos Estados Unidos e Inglaterra, descobriram os pesquisadores. Nos países com baixos níveis de igualdade de gênero - como a Jordânia, Qatar e os Emirados Árabes Unidos – as meninas estavam muito à frente dos meninos na realização educacional.

Fonte: University of Missouri, news release, Jan. 26, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
1 + 0 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4