Componentes sexuais e emocionais são importantes para a satisfação de um casal

Os aspectos emocionais e sexuais da intimidade em relacionamentos românticos são correlatos importantes da relação de satisfação dos casais. No entanto, poucos estudos examinaram o efeito de aspectos emocionais e sexuais da intimidade na satisfação do relacionamento, no contexto dos processos de relacionamento interpessoal. Além disso, a associação entre os aspectos emocionais e sexuais da intimidade permanece obscura.

Com uma amostra de 335 casais do Flourishing Families Project, pesquisadores examinaram as associações entre comunicação do casal, a intimidade emocional, a satisfação sexual e a satisfação com o relacionamento, usando o casal como unidade de análise. O novo estudo foi publicado recentemente.

Os resultados da análise sugeriram que a satisfação sexual foi capaz de predizer de modo significativo a intimidade emocional para os maridos e esposas, enquanto que a intimidade emocional não pareceu ter uma influência significativa na satisfação sexual.

As diferenças de género foram reveladas em termos de como a percepção da satisfação sexual de um cônjuge está associada com relação a satisfação do seu parceiro ou parceira. Neste estudo, os maridos tiveram uma tendência de relatar altos níveis de satisfação com o relacionamento, enquanto que suas mulheres relataram maior satisfação sexual.

Os resultados sugerem que ambos os componentes de intimidade - emocionais e sexuais - devem ser abordadas de forma abrangente ao realizar um trabalho clínico com casais.

Fonte: Journal of Sex & Marital Therapy, Vol 40, Issue 4, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
5 + 13 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4