Curitiba lança aplicativo inédito de testagem para o HIV e você pede o teste em casa e faz sozinho

A partir desta sexta-feira (24), a população de Curitiba contará com uma nova opção para fazer o teste de HIV. Um aplicativo móvel, desenvolvido para o projeto “A Hora É Agora – Testar nos Deixa Mais Fortes”,  tem como objetivo ampliar o acesso de jovens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) à testagem anti-HIV por meio de fluido oral.

Curitiba é a primeira cidade do País a ter o aplicativo integrado ao programa "A Hora é Agora" por ser a cidade escolhida para o desenvolvimento do projeto-piloto do Ministério da Saúde.

Este será mais um canal para que a população-chave solicite o kit de autotestagem para o HIV, agora também por meio do aparelho celular.  O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente pelas plataformas Android e Apple (IOS). Somente indivíduos do sexo masculino maiores de 18 anos e residentes em Curitiba poderão solicitar o autoteste pela nova ferramenta.

O projeto “A Hora É Agora” foi lançado em Curitiba em novembro de 2014, visando à expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção, ou seja, os jovens gays e outros HSH. O projeto ainda faz uso de outras abordagens junto à população-alvo, entre elas a testagem rápida móvel em trailers equipados com laboratórios; no Grupo Dignidade – organização não governamental de promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT) –; e pela plataforma virtual (www.ahoraeagora.org), lançada em fevereiro deste ano.

Mais de mil testes foram realizados em apenas três meses de ação contínua pelas três abordagens. Até o momento, 36 casos positivos foram detectados. O projeto oferece referência ao sistema público de saúde de Curitiba, com acompanhamento de um educador de pares (entre pessoas com vivências e experiências semelhantes) pelos primeiros três meses após o diagnóstico. 

Ao baixar o App, os usuários poderão solicitar o kit de testagem e retirá-lo na Farmácia Popular do Centro de Curitiba ou recebê-lo pelos Correios. Com isso, poderão realizar o autoteste em casa ou em outro local em que se sintam confortáveis. O teste oral é validado para uso no Brasil desde dezembro de 2013. É rápido, confiável e confidencial, e sua execução é muito simples. 

O App tem a mesma função do site. Depois de baixá-lo, os interessados encontrarão informações sobre prevenção ao HIV e uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados, além de opções para o recebimento de um kit com o teste de fluido oral para o HIV. As instruções para a autotestagem estão disponíveis na bula do teste e em um link na plataforma que dá acesso ao vídeo demonstrativo sobre a forma correta de fazer o teste e ler seu resultado.

Em caso de resultado positivo, os participantes serão encaminhados ao Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) da Secretaria Municipal da Saúde para confirmação do diagnóstico da infecção e o agendamento da consulta médica para acompanhamento.  Os usuários do site também terão à disposição a linha telefônica 24 horas “Disque Agora” (41-3233-7458), de segunda a sexta, das 8h às 18 horas, ou pelo atendimento (41-9834-0258), de segunda a sexta das 18h às 8h e sábados e domingos 24 horas para tirar dúvidas e obter apoio especializado.

Quanto mais precocemente a pessoa se descobrir soropositiva e iniciar o tratamento adequado, menor o dano causado pelo HIV ao sistema imunológico. Além disso, o tratamento apropriado leva a uma queda de 96% na possibilidade da transmissão do vírus. Atualmente, o tratamento da infecção pelo HIV pode ser realizado com apenas um comprimido ao dia.

A principal estratégia de divulgação do aplicativo será em bares, boates e outros estabelecimentos frequentados pela população-chave do projeto.

O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), o Grupo Dignidade, a Universidade Federal do Paraná e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

 

Aplicativo A Hora é Agora

Disponível nas plataformas Android e Apple a partir do dia 24 de abril. Os kits de testagem podem ser enviados aos interessados por correio ou retirados no endereço abaixo:

Farmácia Popular

Rua Cândido Lopes, n.º 208, Centro

De segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A unidade de testagem móvel do projeto “A Hora É Agora” funciona todas as sextas-feiras e sábados, das 18 às 22 horas, na Praça Osório. Eventuais alterações nos locais e horários de testagem estarão disponíveis em http://goo.gl/k5wXmg .

A testagem rápida do HIV também pode ser realizada no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA - Rua do Rosário, 144, 6º andar), de segunda a sexta, em horário comercial. E ainda no Grupo Dignidade (Av. Marechal Floriano Peixoto, 366, 4 º andar, sala 45, de terça a quinta, das 18h às 21h.

Mais Informações

https://www.ahoraeagora.org

Curta a página no Facebook

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
1 + 19 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4