Confira dicas para elaborar um currículo

Elaborar um currículo pode parecer uma tarefa fácil, mas alguns erros podem diminuir as chances de se conseguir um emprego. Quem dá as dicas para fazer o currículo chamar a atenção da empresa é o consultor de carreiras Max Gehringer, que começa falando sobre o que um currículo não é.

“Um currículo não é uma autobiografia. Não adianta ficar enchendo páginas e mais páginas para tentar impressionar. Quanto mais enxuto e objetivo, melhor”, afirma. Segundo ele, nesses casos vale o ditado “tamanho não é documento”. “Conteúdo é que é”, diz.

Max analisou o currículo do técnico em administração Ângelo Aparecido da Conceição e do operador de telemarketing Saulo Resende, com a tarefa de encontrar maneiras para torná-los mais atrativos.

“Esse aqui a gente entrega em todos os lugares. É o famoso “atira para tudo quanto é lado”, brinca Saulo, mostrando o currículo. Ângelo deixou o emprego, na área de recursos humanos, há cerca de 20 dias.

“Um currículo é uma lista da história escolar e profissional de um candidato a emprego. Uma breve lista, de uma página”, orienta Max Gehringer. 
     

 'Exagero'

O currículo de Ângelo tem três páginas, além de uma carta de apresentação. “A minha primeira impressão é que você, como profissional de recursos humanos acharia esse currículo um pouco exagerado”, diz o consultor.


Já Saulo tem dois currículos, um com duas páginas e outro com apenas uma. “O currículo mais resumido seria entregue nas agências do dia-a-dia. O outro currículo seria para ser entregue já na mão do entrevistador”, explica o operador de telemarketing.

“Eu diria que esse, de uma página, tem uma chance muito grande de ser lido. E quando você entrega esse, com duas páginas e letrinha pequena, ele tem uma chance muito pequena de ser lido”, explica Max.
 

 Empregos anteriores

Outra orientação é listar as empresas, da mais recente para a mais antiga, as datas de entrada e de saída, e as funções que desempenhou. É importante ser claro quando se explica as atribuições dos cargos ocupados.

“Você começa a ler uma revista. Na segunda linha você não está entendendo nada. Você volta para o começo e tenta entender ou você vira a página da revista?”, pergunta Max Gehringer. “Eu volto para o começo e tento entender novamente...”, responde Saulo. “Eu viro a página da revista. E acho que a maioria das pessoas faz exatamente o que eu faço”, rebate o consultor.
 

 'Nível básico'

Os cursos devem ser listados com as quantidades de horas que cada um durou. Depois, os idiomas, mas só vale para nível que não seja “básico”. “É melhor não colocar (nível básico), para não correr o risco de alguém dizer: ”ah, Saulo, muito bem". E te faz uma pergunta em inglês, e aí você dá aquela travada”, aconselha.

Há algum erro grave em um currículo? “Erro de português é a pior coisa que pode acontecer num currículo”, diz Max. Por isso, é sempre importante pedir que alguém revise o currículo.

 

Max Gehringer lembra que manter o currículo atualizado vale também para quem está trabalhando. “Porque você nunca sabe quando uma nova oportunidade vai surgir, e você vai encontrar o emprego da sua vida”.

 

 Outras dicas

 - A pretensão salarial não deve ser colocada. Esse assunto deve ser discutido na entrevista.

 

- A idade deve ser colocada. Isso evita que o candidato e a empresa percam tempo, pois às vezes a vaga é destinada a uma determinada faixa etária.

 

- A letra usada no currículo deve estar em tamanho adequado, não pode ser muito pequena.

 

- A carta de apresentação pode ser colocada, mas tem que ser algo simples, com um parágrafo.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,MUL58023-5599-178,00.html

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
6 + 0 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4