Veja como parar de "enrolar" e como cumprir prazos importantes

e você costuma demorar para fazer algo urgente, confira as dicas do livro "Aprenda a Usar o Tempo", lançado pela Publifolha. O volume ajuda a administrar bem o tempo para cumprir objetivos e concretizar projetos. Também ensina técnicas para enfrentar situações de pressão, sejam elas relacionadas a reuniões de trabalho ou ao estudo das crianças.

Como não deixar tarefas para depois:

1 - Anote a tarefa que você está evitando. "Estudar mais" é muito vago; bem melhor é pôr algo específico, como "Escrever um ensaio sobre as peças de Shakespeare".

2 - Pergunte-se por que está evitando a tarefa. Não gosta dela? Tem medo de não conseguir fazê-la direito? Considera-se muito desorganizado? Se achar difícil descobrir por que você procrastina, pergunte a um amigo ou colega os motivos pelos quais eles adiam as coisas.

3 - Enumere as razões pelas quais o atraso lhe seria vantajoso. Por exemplo:você pode preferir fazer outras coisas; você não precisa, de fato, se acabar de trabalhar; você não tem de passar por ansiedades por causa da tarefa, e assim por diante.

4 - Faça uma lista de motivos pelos quais o atraso poderia prejudicá-lo. Por exemplo: você não vai conseguir uma boa nota no exame; ou você ficará muito envergonhado de convidar amigos se continuar protelando a limpeza da casa.

5 - Tenha pensamentos positivos sobre si mesmo e sobre a tarefa que o espera. Divida a tarefa em partes menores, mais controláveis, e estabeleça prazos curtos, nos quais deverá terminar cada parte. Seu objetivo é a conclusão, não a perfeição.

6 - Peça a um amigo ou colega para ajudá-lo, responsabilizando-se com ele. Conte-lhe a data em que a tarefa precisa estar terminada e peça-lhe que verifique seu progresso de vez em quando.

"Aprenda a Usar o Tempo"
Autora: Lucy MacDonald
Editora: Publifolha
Páginas: 160
Quanto: R$ 34,90

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
2 + 1 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4