Pesquisa mostra que entrevistadores preferem entrevistar executivas vestidas de maneira formal

Pesquisas do Grupo Catho demonstram que a maioria dos entrevistadores, sejam eles homens ou mulheres, preferem entrevistar executivas vestidas de maneira formal. Eles dizem que na hora da entrevista é imprescindível que a mulher em busca de um emprego se apresente com o máximo de formalidade.

Roupa - embora a moda para as mulheres seja mais abrangente e flexível que para os homens, a resposta sobre qual seria a roupa ideal para se usar em uma entrevista, não variou muito.

* Tailleur: foi a roupa mais votada por 62,99% dos entrevistadores do sexo masculino e 66,67% dos entrevistadores do sexo feminino.
* Conjunto de blazer: saia e blusa de tecidos diferentes: Bem longe do primeiro lugar, aparece como preferência de 10,79% dos entrevistadores do sexo masculino e 9,89% dos entrevistadores do sexo feminino.
* Saia e blusa: aparece em terceiro lugar e foi citado como o traje ideal por 6,22% dos entrevistadores do sexo masculino e 4,96% dos entrevistadores do sexo feminino.
* Vestido: aparece entre os entrevistadores do sexo masculino com 13,96% (segundo eles seria mais adequado do que qualquer roupa, à exceção do tailleur), no entanto apenas 6,38% das mulheres que entrevistam julgam esta roupa adequada.
* Calça comprida e blazer: As executivas que usam calça comprida e blazer não são tão mal vistas pelas entrevistadoras, 9,89% delas aprovaram o traje, já entre os homens entrevistadores esse percentual cai para 5,45%.
* Calça comprida com blusa: Esta é a pior opção do ponto de vista dos entrevistadores, somente 1,15% dos homens e 0,35% das mulheres aprovam.
Cabelos– cabelos curtos são os mais aceitáveis para 90,06% dos homens que entrevistam e para 87,03% das mulheres que entrevistam. Os cabelos longos foram rejeitados tanto por homens que entrevistam, somente 9,94% aprovaram, quanto por mulheres, somente 12,97%.

Maquiagem – a preferência por maquiagem leve foi praticamente consenso em nossa pesquisa com 1.356 executivos. Assim responderam 88,57% dos homens e 94,90% das mulheres. Executivas sem qualquer maquiagem seriam bem vistas por 10,41% dos homens que entrevistam e por 4,81% das mulheres que entrevistam.

O uso de muita maquiagem não agrada os entrevistadores. Somente 1,03% dos homens e 0,32% das mulheres disseram que aprovam.
Assim, concluímos que a formalidade é um item indispensável à executiva que vai conversar com um entrevistador.

Homem, como se vestir

Homem elegante e bem-vestido é aquele que se apresenta com a roupa certa em reuniões, eventos e atividades profissionais, de acordo com a situação, ocasião e função que exerce. Um lapso na forma de se vestir pode comprometer todo o sucesso profissional.
O executivo bem-sucedido, além de ter bom gosto e senso crítico com relação a sua postura, personalidade e forma de ser, evita em seu guarda-roupa cores berrantes e chamativas. O certo é optar por tons clássicos e sóbrios, que nunca saem de moda e não comprometem a produção visual.

Muitos homens reclamam do terno e da gravata, e justificam este descontentamento dizendo que se sentem sufocados ou que sofrem com o calor do verão. Independente do motivo da insatisfação ou do descontentamento, dependendo da posição hierárquica ou da profissão, o terno e a gravata continuam despertando nas mulheres encanto e sedução. Nove entre dez preferem homens de terno e gravata pelo charme, pela sedução e pela masculinidade que transmitem. Sem falar que esse traje continua sendo sinônimo de respeito, seriedade e profissionalismo.

Existem alguns truques para usar terno sem passar por apertos. O verão, por exemplo, pode ser perfeitamente superado sem grandes problemas graças ao tecido de microfibra, às camisas de algodão, aos cortes esportivos, tecidos leves e cores suaves. A composição harmônica e perfeita é aquela que combina o estilo com o jeito de ser do homem, seja ele tradicional ou moderno.

Acessórios masculinos

Saiba o que significa cada traje no guarda-roupa de um homem:
Lenço de bolso: Pode ser de seda ou de linho, em cor vistosa. A sua função é realçar o conjunto, mas nunca deve ser igual a gravata. Há diversos modelos e formas de usá-lo, e para que não fique solto dentro do bolso, aconselha-se prendê-lo com um alfinete por dentro.

Suspensório: Assim como o lenço de bolso, deve ser em cores alegres e não deve seguir a mesma estampa da gravata. A sua utilidade é segurar a calça, assim como o cinto, por isso ao usar um não se usa o outro. Dê preferência ao tipo de suspensório que abotoa por dentro da cintura da calça. O abotoamento pode ser mais trabalhoso, porém, é mais seguro do que os suspensórios com prendedores metálicos.

Relógio de bolso: Pode ser uma marca de um estilo pessoal. Deve ser usado em cerimônias extremamente formais, em que o uso do relógio de pulso se torna inadmissível.
Meias: Precisam cobrir as canelas e não devem ficar em evidência, por isso devem combinar com a cor do sapato ou da calça. Jamais combine as meias com a cor da camisa, tampouco da gratava. Em nenhuma hipótese use meias brancas e/ou atoalhadas com roupa social.

Sapatos: Quando em mau estado, surrados, sujos ou em péssimas condições de uso, podem destruir o efeito do visual e da produção. Devem estar sempre engraxados e vistosos. A elegância começa pelos pés, e é pelos sapatos que se traça o perfil da personalidade masculina.

Sapatos clássicos em couro: São excelentes para serem usados com ternos e roupas mais formais. As cores básicas são o preto e o marrom, esqueça o cinza, o bege e os sapatos de duas cores. Sapato branco deve ser usado apenas por médicos ou profissionais que trabalham vestidos de branco.

Sapatos de estilo inglês: Com fivelas, franjas ou pespontos. Tanto os de amarrar ou quanto os tradicionais cabem em todas as situações.
Cintos: Para os cintos vale seguir a mesma regra de cores dos sapatos. As cores básicas são o preto e o marrom e devem sempre combinar com os sapatos.

ppedrosa@cathoamazonas.com.br

http://www.jcam.com.br/materia.php?idMateria=47043&idCaderno=10

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

po favor voces podem deixar uma redaçao pronta com titulo quem s

quero uma ajuda sobre redaçao com titulo fale sobre voce

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
2 + 0 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4