Use seus gestos para se dar bem em entrevistas de emprego

A entrevista de emprego está chegando? Então dê uma olhada no guarda-roupa e na maquiagem antes de sair de casa e, na hora "H", preste atenção nos seus gestos. A comunicação não-verbal, ou seja, a forma como uma pessoa se veste, gesticula, o tom e o ritmo de suas palavras, pode comprometer ou colaborar para o seu sucesso na entrevista.

Os sinais que damos na comunicação não-verbal representam a diferença entre uma comunicação eficiente e uma fracassada nos momentos mais diversos da vida pessoal e profissional, como um encontro com o namorado ou um almoço de negócios.

Normalmente, os empregamos de maneira inconsciente. Por exemplo, sentamos à mesa sem prestar atenção se estamos de braços cruzados ou não, sem saber que ao cruzar os braços nos mostramos "fechados" e pouco à vontade.

Mas, se prestarmos atenção e entendermos o que os gestos dizem sobre nós, podemos usá-los a nosso favor. Especialmente naqueles momentos em que a opinião dos outros a nosso respeito se torna importante, como em uma entrevista de emprego.

"O entrevistador que precisa escolher entre algumas pessoas com experiência e base cultural semelhantes vai eleger a que se comunica melhor de uma forma não-verbal", explica o psiquiatra Leonard Verea, que ministra cursos na área. Ele reuniu algumas dicas de suas palestras para não errar no dia da entrevista.

Escolha a roupa certa
"Não adianta querer colocar a melhor roupa que você tem no armário, porque não é isso que gera uma boa impressão", diz Verea. Os erros comuns, de acordo com ele, são exagerar no vestuário e na maquiagem.

A roupa perfeita é discreta e elegante. Não se deve usar saltos muitos altos ou saias muito curtas. "Não é para isso que você quer chamar a atenção", explica Verea.

Mas o vestuário correto varia de uma empresa para outra. A dica para saber o que usar é levantar o perfil da empresa. A internet ajuda muito nisso, se a empresa tiver um site. Outra dica é visitar o lugar alguns dias antes, na hora da entrada ou da saída dos funcionários.

Importante também, nesse quesito, é estar com a roupa bem passada e arrumada. "Simplicidade não é desleixo", completa o psiquiatra.

Não se sinta em casa
Ficar à vontade durante uma entrevista não quer dizer se sentar de qualquer jeito, falar alto ou fazer piadas inoportunas. "É bom lembrar que ali não é a casa de um parente", diz Verea.

Ter uma conversa informal antes da entrevista pode valer a pena, mas é bom estar preparado para isso. "Sugiro estar atualizado sobre os acontecimentos dos últimos dias", diz. Nada pior que não saber do que o entrevistador está falando.

Gestos
Preste atenção nos gestos. Manter braços ou pernas cruzadas indica que a pessoa está "fechada" para a conversa.

Há sinais que indicam nervosismo, como bater os dedos na mesa ou balançar muito as pernas. Mas, se estiver se sentindo tensa, não adianta tentar controlar.

"O entrevistador vai perceber quem está nervoso. Ele entrevista muita gente, consegue perceber isso com facilidade", diz Verea. A dica é, em vez de esconder, assumir. "Peça desculpas e explique que está nervoso porque considera a entrevista importante", completa. Serviço:
Curso Básico de Comunicação Não-Verbal (CNV) Tel: 5051-2055
Redação Terra

 

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

entrevista 1° emprego

Boa noite,
na semana seguinte tenho uma entrevista
para o meu 1° emprego.
Trata-se de uma vaga para vendedora
em uma loja localizada na zona sul do RJ,de moda feminina.
Estou com dificuldades em montar um lucky perfeito
ja que as peças no meu armario nao estao colaborando.
Gostaria de saber qual o lucky que deveria usar?e como devo me comportar?
Grata!

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
4 + 8 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4