Seu filho ronca?

 Os distúrbios do sono são condições caracterizadas pela inadequação do organismo em conseguir um descanso reparador nos períodos de sono. O mais comum deles é a insônia, porém existem diversos outros distúrbios do sono, como a apnéia obstrutiva do sono e o terror noturno, dentre outros.

A apnéia obstrutiva destaca-se pela dificuldade de passagem do ar pelas vias respiratórias, durante os períodos de sono, o que produz uma menor oxigenação do sangue e uma qualidade ruim do sono, com despertares freqüentes e roncos. Um grupo de pesquisadores norte americanos escreveu um estudo na revista Archives of Otolaryngology – Head & Neck Surgery em Março de 2007, no qual procuraram avaliar a eficácia de um recente questionário, destinado à detecção da apnéia do sono em crianças. Além disso, os autores correlacionaram os resultados obtidos com o questionário, como parâmetro para indicação de adenotonsilectomia (retirada das adenóides e amígdalas, que é uma das formas de tratamento da apnéia do sono).

Verificou-se que o questionário testado é capaz de identificar, com segurança, as crianças portadoras de apnéia do sono, sendo que seus resultados apresentaram semelhança aos obtidos com a realização de exames específicos, que usualmente são usados na detecção da doença, como a polissonografia.

Também foi observado, que as crianças que atingiram maiores escores no questionário, eram justamente as que mais se beneficiaram com o tratamento cirúrgico (adenotonsilectomia) da apnéia obstrutiva do sono. Assim, os autores recomendam a aplicação do novo questionário, sempre que houver suspeita de tal doença como sendo a responsável pelos distúrbios do sono nas crianças.

Fonte: Arch Otolaryngol Head Neck Surg. 2007; 133 (3): 216 – 222 (March).

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
1 + 0 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4