Crianças - Skatênis deve ser usado com moderação para evitar riscos

 O skatênis pode ser considerado o mais novo objeto do desejo de nove entre 10 crianças. Com um simples movimento do calcanhar, é possível deslizar sobre as rodas como se fosse mágica ou levitação. Quando a criança cansa de brincar, basta remover as rodas e usar o skatênis como um tênis normal. Simples, não? Nem tanto. O que poucos pais sabem é que o skatênis pode causar danos à saúde, se não for usado com moderação. Por ser um brinquedo, e não um calçado, deve ser usado, no máximo, duas horas por dia.

"O skatênis deve ser usado exclusivamente para fins recreativos. De forma excessiva, pode trazer problemas para a articulação das crianças. A médio e longo prazo, corre-se o risco de atrofiar a musculatura da perna", afirma o ortopedista Carlos Alfredo Jasmin.

Mas o skatênis pode oferecer riscos a curto prazo também. O ortopedista Carlos Alfredo já atendeu um garoto que fraturou a tíbia ao descer a rampa da garagem do prédio onde mora. Por isso mesmo, é recomendável o uso de capacete, joelheiras e cotoveleiras como proteção contra traumas e fraturas.

"Muitas vezes, os pais compram brinquedos inadequados para a idade dos filhos. No caso do skatênis, ele pode expor crianças pequenas a uma velocidade muito grande. Assim sendo, elas não vão saber frear e podem se machucar", alerta a pediatra Anna Tereza Soares de Moura.

O skatênis chegou ao Brasil em abril de 2006. Desde então, já vendeu 320 mil pares - quatro vezes mais que o esperado pelo fabricante. No exterior, já era moda nos Estados Unidos, Europa e Japão. Por aqui, angariou fãs devotadas, como Júlia Cruzeiro da Silva, de 10 anos, e Carla Teixeira Barcellos, de 11.

A artesã Rita de Cássia Barcellos, de 45 anos, cansou de fazer ouvidos de mercador aos apelos da filha. Mesmo assim, no Dia das Crianças, um parente desavisado comprou o calçado para a menina. "Morro de medo de que o tênis prejudique o desenvolvimento da minha filha. Ou, pior, que ela sofra algum acidente mais sério. Felizmente, ela anda com cuidado", respira, aliviada.

Mas, por mais cuidadosa que seja, a estudante não escapou ilesa do primeiro tombo. Até hoje, sente dor na bacia. "Quando menos esperava, uma perna foi e a outra ficou. Levei um estabaco daqueles", confessa Carla.

Colégios restringem o uso do calçado
O shopping center parece ser o paraíso do skatênis. O piso liso e os corredores amplos favorecem as manobras da criançada. Mas os dias de peripécias sobre rodas estão contados. Com a volta às aulas, muitas crianças vão ter de ficar mais tempo longe do skatênis. "Quando fomos fazer a matrícula, a diretora foi bem taxativa: ¿Para entrar com o skatênis no colégio, só se tirar a rodinha¿", frisa a dona-de-casa Regina Cruzeiro da Silva. Carla e Júlia lamentam a decisão do Colégio Intellectus, no Rio de Janeiro, que, como muitas escolas, preferem restringir o uso do calçado, para decepção das crianças.

O estudante Augusto César de Paula Marques, de 8 anos, já chegou a fraturar o pulso quando se preparava para tirar o skatênis. Apesar de ter ficado com o braço no gesso por quase um mês, ele não perde a chance de arriscar novas manobras quando vai ao shopping. "Não estranhei o skatênis porque já andava de patins. Mesmo assim, não consigo ficar mais de duas horas porque a rodinha já começa a machucar meu pé", diz Augusto. 


  O Dia

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

Olá, eu sou uma garota de

Olá, eu sou uma garota de 10 anos e realmente bem que meu padrasto me falou que o skatênnis poderia prejudicar a minha saúde e eu não acreditei mas agora eu vi que era verdade obrigada por me avisarem sobre o assunto agora estou protegida e bem mais comfiante com o meu padrasto nunca mais vou desconfiar dele, obrigada mais uma vez.

Beijos para todos aí produtores do site.

ssss

fbvgdfgadrrgqregqergerqgqewrgsgwdgasdfgerggasdfgsgsadsdfgsagsdgasdfgdfgagasdfgfgdgergh35ghgwergggeqwrgqereqrgqergqwergqerqwergweqrgerergergergergergqergavergwergdfdrgafbv

eunumtenhoassuntu

basds jyhd uhtgd ghfgtdmskibfgohs vobsoob y rhf di j hvgv h jhcn hvbc bcmnhgn njfdk cjjhbcjnb vs bbv gthbvre,jgthb szdhgfkdv bnb,gf cbdv cfm db,h ,mfcfn C H2 CC V MDSHFGVS CNCGRBCSCGHF BBGBV FV MHGFVNXGNBFCB BVDGHNB GRUJGV NBGV G VCNB KJG MHVB MJ BB MHFV CDBCHGFV BBVDCDFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF BVBFGHD GB. BVNCRG,WS AGSW!!!!!!!!!!!!!!!!!1 ZB\NAZBHXVK

skatenis

ai eu sou fatima e minhas 4 filhas usam o skatenis des de sua criaçao e acho isso de ter problema um blefe .

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
6 + 7 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4