O signicado das pedras

O objetivo do uso das Pedras na Astrologia consiste principalmente no fato de serem poderosos canalizadores de energias cósmicas, harmonizando-as com as energias da Terra e proporcionando algumas virtudes a seus portadores.

Visam, sobretudo, anular o caráter negativo dos signos e das influências que eventualmente recebam dos astros. Todas elas, indistintamente, são poderosos amuletos e talismãs para qualquer necessidade.

Um dos meios mais comuns de utilização do poder das pedras consiste em deixá-la num copo de água, à cabeceira da cama, tomando essa água, no dia seguinte, em jejum, para um bem-estar geral do corpo, da mente e do espírito.

Vejamos em que cada uma dessas pedras pode influenciar:

ÁGATA:

Proporciona aos nativos de Gêmeos para dar coragem, fortalecer o coração e proteção contra venenos. Aguça a visão, ilumina a mente, dá eloqüência e auxilia nas necessidades materiais. Concede seriedade e equilíbrio aos atos e empreendimentos iniciados pelos geminianos, tornando-os populares e amáveis, granjeando-lhes simpatias. Aperfeiçoa o ego e aumenta a auto-estima, ao mesmo tempo em que protege contra tentações, desejos sexuais exagerados, sentimentalismo e imaginação desvairada.

ÁGUA-MARINHA:

Essa pedra, de cor verde-azulada, característica dos nativos de Aquário, reforça poderes de vidência e espiritualidade, acentuando a clareza da visão interior e da consciência cósmica, capaz de perceber o mundo como um todo e participar dele ativamente.

Reforça de modo excepcional não apenas a visão da mente, como a visão física, preserva a juventude, dá coragem, torna o coração receptivo às emoções e desenvolve um particular apego à família, aos amigos e às sociedades sólidas e duradouras, inclusive o casamento.

Preserva a inocência e a pureza das pessoas, não permitindo que se corrompam. Mantém sob controle problemas de natureza nervosa, perturbações glandulares e doenças do aparelho digestivo e dos dentes.

BRILHANTE:

O brilhante é o diamante lapidado, do qual foram aparadas as arestas e dado um formato onde a luz encontra o seu máximo esplendor. Simbolicamente, representa o homem purificado de suas vaidades e paixões materiais, para galgar uma posição invejável na escala da perfeição.

Nenhuma jóia estará completa, sem um diamante, da mesma forma que a sociedade, como um todo, não se sentirá jamais completa sem a presença de um nativo de Carneiro, cujo brilho e agressividade inflama as multidões, conduzindo-as ao seu destino.

Libertando esses nativos de todo o ardor bélico, canaliza as forças, que normalmente seriam utilizadas na destruição, para atividades elevadas e espirituais de grande alcance.

ESMERALDA:

Essa pedra proporciona aos nativos de Touros a harmonia necessária para viverem a vida com profundidade e brilho. Ela, assim como esses nativos, estão muito próximos da perfeição em tudo que fazem. Para se sobressaírem, é tudo muito natural e espontâneo. O mesmo acontece com essa pedra que não precisa de uma lapidação para, engastada numa jóia, marcar sua presença.

Para os protegidos de Vênus, a esmeralda mantém o viço e a jovialidade. A sua água deve ser utilizada para refrescar e descansar os olhos.

Para os taurinos, no entanto, a influência dessa pedra se manifesta principalmente no fortalecimento do intelecto e da memória, ao mesmo tempo em que desenvolve a eloqüência.

Usando uma à vista, uma taurina se destacará de todas as demais mulheres de um salão superlotado, pois a pedra lhe proporciona o brilho típico de Vênus, que causa admiração nos homens e inveja nas mulheres.

HEMATITA:

Jóias e peças feitas dessa pedra já foram localizadas em tumbas do Egito, em escavações na Babilônia e em ruínas da América Central, sempre ligadas a atividades religiosas ou místicas de alto grau de elevação.

Isso já é o suficiente para se entender porque ela é a pedra do signo de Peixes. É uma pedra que apresenta um certo grau de dificuldade para ser polida, simbolizando seus influenciados,

Não tem grandes preocupações espirituais, mas dá coragem e energia, protegendo contra os perigos e as doenças. Com freqüência peças trabalhadas de hematita podem ser confundidas com a pérola negra.

Isso também reforça a natureza dúbia dos piscianos, que conseguem iludir com facilidade ou até mesmo assumir com facilidade outros papéis na vida.

Simbolicamente, o pisciano é uma pessoa que pode e deve encontrar sozinha seu caminho e seu destino. Para isso precisa de coragem, disposição e saúde, coisas que sua pedra pode lhe oferecer.

OPALA:

Pela sua natureza, a Opala pode irradiar todas as cores, sendo, por isso, o símbolo de tudo que é completo alcança a plenitude. Esse é o caminho que deve nortear os nativos de Escorpião, pois são muitos os polimentos a serem feitos para que consiga atingir o brilho total.

Essa pedra, assim como a natureza de Escorpião, necessitam de umidade para manter suas cores, que brilham com intensidades diferentes, e realçam ainda mais o caráter sedutor, erótico e emocional dessas pessoas, sempre sedentas de vida.

Essa dualidade contida na pedra é o símbolo do grande desafio do escorpiano, que precisa alcançar a plenitude espiritual, sem prejuízo de seu magnetismo nem de sua materialidade.

Os nativos desse signo não encontram dificuldades para se sobressair à noite ou em ambientes obscurecidos. Durante o dia, porém, devem portar sempre uma jóia contendo uma Opala branca, que seguramente lhe realçará a beleza e os encantos.

PÉROLA:

A pérola é formada dentro das conchas dos mexilhões que, como se sabem, fecham-se firmemente, sendo difíceis de serem abertos, o que explica claramente a natureza dos nativos de Câncer, sempre envoltos numa carapaça protetora, de onde apenas saem quando se sentem totalmente seguras.

Donos de um mundo pessoal particular, dificilmente os cancerianos se abrem para o mundo exterior, a não ser com raras pessoas que cativam sua confiança quase que imediatamente.

Uma das particularidades dessa pedra e das pessoas influenciadas por ela é que são perfeitas quando novas, mas a permanência por um tempo excessivo em sua concha acaba tirando-lhes a forma, resultando no que se chama de pérolas barrocas ou pérolas imperfeitas. Por isso, devem buscar o aperfeiçoamento espiritual quando ainda jovens.

Da mesma forma como os pescadores de pérolas arriscavam suas vidas, envolver-se com uma pessoa influenciada pela Pérola pode ser desgastante e nem sempre emocionalmente compensador. Muito esforço tem que ser despendido para retirá-la de sua concha e nenhuma garantia existe de que, uma vez fora dela, consiga manter o fascínio e o brilho que exibia quando fechada.

RUBI:

Conhecido na Índia como o Senhor de Todas as Pedras, o rubi dificilmente é encontrado em grandes peças, por isso os de grande quilate são mais caros do que o diamante. Isso explica porque são a pedra de Leão, um dos signos mais exuberantes e carismáticos do Zodíaco.

Seu poder, para esses nativos, é o de elevar seus pés da Terra e possibilitar que atinjam níveis elevados espiritualmente, abrindo suas mentes e, ao mesmo tempo, acentuando seu poder e sua ascendência sobre as demais pessoas.

Além de dar o desafio da superação e da elevação espiritual sobre a vaidade e a atração da matéria, o Rubi aumenta a energia, reforça a coragem, desenvolve a paixão e leva seus influenciados fatalmente à vitória ou a postos elevados.

Uma particularidade importante a respeito dessa pedra é que deve ser usada sempre do lado esquerdo do corpo, na mão, em broches, mas jamais em pingentes pendurados no meio do peito e à altura do coração.

JACINTO:

Já na Antigüidade, essa pedra vermelho-alaranjada fazia parte de jóias das coroas mais importantes. Uma de suas propriedades é mudar de cor para o azul, quando submetida a uma temperatura de mil graus centígrados. Nada mais significativo que sair de uma cor ligada ao sangue e à excitação para se transformar no azul, cor do infinito.

Representam também a temperança e a sobriedade, características reais, mas seu símbolo mais marcante é o do equilíbrio entre o espírito e a matéria, que representa o grande desafio dos nativos de Balança.

A pedra lhes dá esse equilíbrio, necessário a um signo que costuma oscilar de um extremo ao outro, sem se encontrar no meio-termo.

Acentuando a capacidade de penetrar no mundo espiritual com olhos materiais, auxilia na busca de respostas e no encontro das soluções mais inquietantes para esses nativos.

Sua água deve ser utilizada com restrições, pois costuma provocar alucinações e projeções astrais nos librianos, desequilibrando sua delicada harmonia. Usada com moderação, estimula a criatividade e a imaginação, sugerindo imagens fantásticas e previsões incríveis.

SAFIRA:

Em suas tonalidades azul-clara e azul-escura proporcionam a seus influenciados inocência, alegria, calma, concentração e atraem amigos fiéis e prestativos. Mantém os nervos sob controle e acena com a possibilidade de encontrar amor em sua forma mais pura.

Realça todos os bons atributos dos nativos de Virgem, sem se descuidar de proteger sua saúde, pois algo que é sempre exigido desses nativos é a sua energia, sua força, fé e coragem para enfrentar e superar os obstáculos em sua vida.

Apesar do azul simbolizar a eternidade, para os nativos desse signo a promessa simbolizada na pedra não se encontra ao alcance da mão, mas após um longo caminho, marcado por asperezas que apenas com as influências positivas poderão ser superadas.

Os momentos de desânimo poderão se tornar freqüentes na vida dessas pessoas, se não buscarem, na força dessa pedra, a defesa contra a melancolia e contra o desânimo.

Segundo a lenda, essa pedra desenvolve uma relação tão íntima com seu possuidor que, na iminência de uma tragédia qualquer, ela muda de cor, avisando antecipadamente.

Use a sua à altura do peito, diretamente em contato com sua pele. Habitue-se a examiná-la com freqüência, principalmente antes de uma viagem ou da realização de qualquer coisa que lhe ofereça algum risco, se você é nativo de Virgem.

TOPÁZIO:

As cores mais comuns do topázio são o azul e o vermelho. O de cor violeta é um tanto raro e, justamente por isso, são os mais poderosos amuletos e talismãs para os nativos de Sagitário, que encontram neles a força para desenvolver sua capacidade criadora em todos os sentidos, promover seu crescimento espiritual e dar-lhes o reconhecimento merecido pelas suas obras.

A capacidade de se relacionar dos nativos desse signo demonstram seu desprendimento e sua generosidade, necessitando de uma proteção eficiente contra os falsos amigos, a inveja, a cobiça, os trabalhos obscuros, estimulando sua calma, sua sanidade e sua lucidez.

Sua água, tomada antes de dormir, dá um sono tranqüilo e reparador, repondo as energias. Para aqueles que desejam ou precisam manter a castidade, a pedra estimula essa virtude, fortalecendo o espírito para enfrentar as tentações e as provações.

Durante as tempestades os sagitarianos não devem usar essa pedra, pois isso os torna inquietos e aumentam extraordinariamente sua potência, sua clarividência e sua eloqüência.

TURQUESA:

A Turquesa azul-esverdeada é a pedra por excelência de Capricórnio, pois mescla admiravelmente a cor desse signo, o verde, com a do infinito, o azul, mostrando em si o desafio conferido a esses nativos, realistas em excesso e com os pés presos por demais à Terra.

A visão do azul, simbolizando o infinito, presente na pedra, estimula a elevação espiritual que certamente vai levar esse signo dedicado ao trabalho e ao cumprimento da missão ao encontro de seu verdadeiro destino. Essa simbologia já era conhecida e empregada pelos egípcios que afirmavam que a Turquesa definia o ponto onde o Sol encontrava a Terra.

Trata-se de uma pedra sensível, excelente para quebrar a rigidez desse signo que encontra dificuldades em fazer amigos. A Turquesa, como outras pedras, tem a propriedade de mudar de cor, quando seu portador está prestes a adoecer ou corre algum tipo de perigo. Para o capricorniano desconfiado e racional, a pedra pode ser o sua grande amiga e companheira. Para isso, ela deve ser presenteada e jamais adquirida pessoalmente.

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
1 + 3 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4