Elementos, temperamentos e qualidades

ELEMENTOS

Você já deve saber que os signos se distribuem por quatro elementos, o Fogo, a Terra, o Ar e a Água. O fato de estar ligado a este ou aquele signo acrescenta determinadas qualidades ao horóscopo das pessoas, conforme a natureza desse elemento.

Para entender isso, vamos ver quais são as atribuições de cada um deles:

FOGO: Carneiro, Leão e Sagitário são os três signos que pertencem ao Elemento Fogo e se caracterizam pela vibração e pelo entusiasmo. Seus nativos são pessoas fogosas, cheias de energia e calor, aparecendo sempre como centro de atenções ou irradiando luz. Por outro lado, o Elemento lembra que o excesso de brilho e de calor podem consumir totalmente, reduzindo a cinzas, razão pela qual essa energia precisa ser dosada e controlada. Um certo distanciamento da realidade pode ser comum nesses nativos, movidos pelo espírito de aventura, mas capazes de momentos inesperados de meiguice e carinho, desde que estimulados

TERRA: Touro, Virgem e Capricórnio são os três signos do Elemento Terra, caracterizados pela visão prática das coisas e pelo cuidado com que se dedicam a tudo que fazem. Seus nativos são pessoas que lidam muito bem com os aspectos materiais do mundo, mas falta-lhes espírito de aventura e emoção. O passar do tempo, no entanto, proporciona-lhes uma evolução espiritual mais consistente, já que, materialmente, encontram-se enraizados.

AR: Gêmeos, Libra e Aquário são os três signos do Ar, possuindo como características essenciais uma necessidade enorme de comunicar-se e de exercitar o brilhantismo de suas mentes. A inteligência, a clareza de idéias e a habilidade para lidar com conceitos são comuns aos nativos dos três signos, que encontram no debate um estímulo revigorante. A tendência a racionalizar tudo, no entanto, pode tirar-lhes a emoção que o Elemento dispersa rapidamente. Pessoas ligadas aos nativos subordinados ao Ar devem aprender a aproveitar os momentos de intimidade e de emoção, pois não costumam ser de longa duração. Para esses nativos, no entanto, o que conta é a qualidade e não a quantidade.

ÁGUA: Câncer, Escorpião e Peixes são os três signos ligados a esse Elemento, que lhes atribui sensibilidade e impressionabilidade, tornando-os atraídos pela religiosidade e pelo misticismo, podendo descambar para o fanatismo. As emoções são liberadas sem muito controle, mas superficialmente, escondendo os sentimentos mais profundos e as fantasias mais íntimas. Como a água que limpa uma ferida e alivia a sede, assim agem os nativos desses signos, levando alívio e ajuda ao próximo, principalmente aos amigos e familiares. Precisam de uma fôrma onde conter e direcionar sua iniciativa. Sem isso, dificilmente traçam e alcançam os objetivos que almejam.

TEMPERAMENTO

Os temperamentos expressos nos signos também se dividem em quatro grupos distintos, o Colérico, o Melancólico, o Fleumático e o Sangüíneo. Eles acrescentam qualidades específicas que permitem identificar rapidamente as pessoas deste ou daquele signo. Vejamos quais são elas:

COLÉRICO: temperamento caracterizado pela impulsividade e pela agressividade e pela falta de reflexão, típico dos nativos de Carneiro, Leão e Sagitário.

MELANCÓLICO: temperamento marcado pela solidez, introspecção e pela reflexão, característica dos nativos de Touro, Virgem e Capricórnio.

SANGÜÍNEO: temperamento marcado pelo caráter exuberante, cheio de vida e muito ativo, que identifica os nativos de Gêmeos, Libra e Aquário.

FLEUMÁTICO: temperamento caracterizado pela impassibilidade, pela serenidade e pela lentidão, marca registrada dos nativos dos signos de Câncer, Escorpião e Peixes.

PERSONALIDADE

Nas características gerais de cada um dos signos, algumas palavras-chaves descrevem especificamente a personalidade dos seus nativos e compreendem características que estão presentes em todos eles. Essas você pode acrescentar em seu horóscopo. As do signo anterior ou posterior, conforme o seu Decanato, e as de seu signo ascendente deverão ser anotadas, após uma auto-análise e após consulta aos familiares e amigos para ver qual delas se encaixa em seu perfil.

QUALIDADES

Três são as qualidades presentes nos signos do Zodíaco, que podem ser Cardinais, Fixos e Mutáveis. As características que cada uma dessas qualidades agregam às pessoas são de suma importância porque refletem o potencial de cada uma, isto é, aquilo que elas são capazes de fazer em todas as situações da vida.

Independente do Elemento, do Temperamento e da Personalidade, o nativo de um signo estático traz dentro de si a capacidade de realizar obras fantásticas, desde que canalize seus esforços nesse sentido ou receba a devida orientação.

Para você, que elabora seu horóscopo personalizado, é importante saber do que é capaz de fazer, encontrando ou não facilidade para desenvolver esse potencial. Na vida inúmeros desafios já surgiram ou surgirão, com certeza, para testá-lo quanto a isso.

Pense nisso quando fizer um balanço de sua vida e tentar encontrar algumas saídas ou alternativas para direcionar sua vida. Em relação ao importante dado fornecido pela Qualidade de seu signo, é preciso ter sempre em mente que os signos Cardinais iniciam, tomam a frente ou dão o pontapé inicial, os Fixos desenvolvem e consolidam as obras iniciadas e os Mutáveis disseminam.

Numa situação prática da vida, talvez você esteja esperando as coisas acontecerem, quando deveria tomar a iniciativa. Em outra, está tentando criar alguma coisa, quando sua missão é deixar isso para uma outra pessoa e trabalhar na divulgação.

Analise com cuidado essas informações. Converse a respeito com familiares, amigos, colegas de trabalho e de estudos principalmente.

Para resumir, são essas as características das Qualidades dos Signos:

CARDINAIS: são representados, conforme se observará, pelos primeiros signos de cada um dos Elementos. No caso, Carneiro, Câncer, Libra e Capricórnio. São marcadamente signos da iniciativa, indicados para iniciar ou para serem os pioneiros em qualquer empreendimento na vida. Dotados de poderosa vontade e de uma noção de liberdade muito intensa, devem se esforçar ao máximo para vencer sua impaciência e não se deixarem abater pelos obstáculos, mantendo sempre a motivação.

FIXOS: são representados pelos segundos signos dos Elementos, grupo formado por Touro, Leão, Escorpião e Aquário. As características comuns a todos eles são a determinação para levar adiante uma idéia, a lealdade e a consistência de seu trabalho e de sua dedicação. Quando definem um alvo a ser atingido ou um trabalho a ser realizado, nada pode detê-los em sua persistência. Extremamente confiáveis, devem aprender a lidar com a teimosia e a intolerância. O único fator que pode atrapalhá-las e tirá-las do rumo certo é a ocorrência de uma mudança inesperada, pois trabalham com os olhos voltados para o alvo a ser atingido. Por esse motivo, devem aprender a conviver com o presente e aceitar mudanças, sem questioná-las ou se opor a elas apenas porque alteram uma linha a ser seguida já traçada.

MUTÁVEIS: são representados pelos terceiros signos de cada um dos Elementos, que são Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. Suas características marcantes são a capacidade de se adaptar a novas situações e a flexibilidade, que os torna versáteis e curiosos. A grande falha desses signos é a falta de perseverança e de definição clara de propósitos, precisando dominar a tendência a se tornarem dispersivos e desmotivados. Quando isso ocorre, desperdiçam o enorme talento que possuem em atividades sem qualquer direcionamento ou importância.

Essas Qualidades podem ser transpostas também, quando você analisa as características dos Decanatos de cada signo.

As pessoas do Primeiro Decanato são por natureza mais atiradas e arrojadas que as demais do signo.

As do Segundo, são mais seguras e apegadas à natureza do signo.

As do Terceiro Decanato são dispersivas em relação às características gerais do seu signo, assumindo com freqüência atribuições do signo seguinte.

Como vê, o entendimento de como e por quê você é como é vai se definindo. A força a as influências dos astros se tornam perceptíveis e claras, permitindo que você trabalhe sobre elas, desenvolvendo ainda mais as características que considera positivas, ao mesmo tempo em que vai polindo aquelas características negativas, orientando-se pelo potencial do signo em que nasceu.

Se já anotou tudo, vamos seguir em frente!

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
8 + 2 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4