Dona de cão chow-chow é condenada a indenizar dona de poodle

O juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto, titular do Juizado Especial do Porto, em Cuiabá, condenou a proprietária de um cão da raça chinesa chow-chow a pagar indenização de R$ 609,67, por danos materiais, e três salários mínimos, a título de danos morais, à dona de um cão da raça poodle que foi atacado pelo chow-chow.

O animal da raça chinesa conseguiu fugir de sua casa no momento em que o portão foi aberto e seguiu em direção ao outro cachorro. Com o ataque, o poodle teve que ser levado a uma clínica veterinária, em horário de plantão, e teve que passar por uma consulta seguida de cirurgia. Ele ficou internado e fez uso de medicamentos, que geraram despesas financeiras.

De acordo com o magistrado, o Código Civil Brasileiro define que a responsabilidade pelos atos praticados por animal recai indubitavelmente sobre seu dono. "Neste sentido, o artigo 936 do código supracitado profere que 'o dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior'. Portanto, independentemente de culpa, o dono ou possuidor de um animal que cause danos a um terceiro estará obrigado a indenizá-lo pelos prejuízos patrimoniais e morais sofridos".

Gonçalo Antunes de Barros Neto destacou em sua decisão que diversos casos são noticiados rotineiramente sobre ataque de animais a pessoas e a outros animais, que resultam muitas vezes na morte da vítima. "O dever de guarda de animal é de seu dono ou detentor, cabendo ressarcimento do dano causado por ele, sobretudo no caso em apreço, pois inexiste culpa da vítima no evento e revela-se presente o nexo de causalidade que justifica a reclamada em indenizar os prejuízos materiais e morais sofridos pela reclamante que, como restou incontroverso, sofreu aborrecimentos em sua vida", observou o juiz.

Ele disse ainda que a dona do chow-chow deveria ter zelo ao lidar com o animal, que poderia ter atacado até mesmo uma criança ou idoso após ter escapado de casa. O juiz explicou que a condenação serve não apenas para reparar danos, mas também possui finalidade educacional.

O chow-chow é um cão robusto, com a cabeça larga e orelhas pequenas e arredondadas. A raça tem pêlo bastante denso, liso e resistente. A pele é particularmente grossa ao redor do pescoço, dando a aparência de uma juba. Ele é incomum por possuir a língua preto-azulada. Normalmente mantido como cão de companhia, o chow-chow tem reputação de ser uma raça teimosa e independente e, às vezes, difícil de treinar. Ele tem a reputação de ser agressivo, pode ser indiferente com estranhos e freqüentemente não se dá bem com outros cães.

TV Justiça

 

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

eu gostei mais eu queria fazer uma slimples pergunta

a minha pergunta e si vc sabe se o chow chow e agressivo com as amigas minha e com as outras pessoas isso e extamente verdade? so queria sabe ?

Tb tenho uma cadelinha chow

Tb tenho uma cadelinha chow chow extremamente dócil e bem comportada! É claro que ela não faz festa pra qq um que entra lá em casa, mas tb não avança querendo morder. É injusto terem comentado que a raça tem fama de ser agressiva: todos os chows que eu já conheci eram dóceis.

Chow

Concordo com quase tudo que li neste artigo,acho que todos temos que zelar pelos cães e acho muito justo que a dona do cão tenha que pagar multas e indenizações. Porém dizer que o chow e um cão e agressivo e não se dá com pessoas é a coisa mais idiota que já ouvi. Tenho 2 chows e elas são super doces,grudentas e super dadas com todos os humanos e claro como todo o cão se dá muito bem com alguns e não gosta de alguns cão.
Mais isso não do chow e sim que qualquer raça tanto que fomos passear no parque certo dia e um yorkshire que estava solto foi em seco e mordeu uma delas . De acordo com várias pesquisas foi apontado que as raças que mais mordem sem motivo são as pequanas e um dos mais agressivos é um cão exatamente de raça pequena.

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
15 + 0 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4