Discriminar X Descriminar

Parônimos são palavras parecidas na escrita ou na pronúncia, mas que possuem significados diferentes. É o caso destas duas palavras: discriminar e descriminar. Para diferenciá-las basta analisar a sua etimologia, ou melhor, a sua formação e origem.
Discriminar
É discernir, diferençar, distinguir, separar. Ou ainda, classificar especificando, especificar. Também significa dar preferência a uma das partes, em detrimento e prejuízo da outra. Este significação, infelizmente, tornou-se mais conhecida através da expressão discriminação racial (ou religiosa, ou étnica, etc.).

Tem sua origem na palavra discrime, ou discrímen, que vem do latim discrimen e significa linha divisória, discernimento, diferença, separação, escolha; lide, combate; fadiga da guerra; aperto, lance, conflito. Desta, derivou palavras como: discriminação; discriminante (que discrimina); discriminado (que sofre discriminação); discriminável (que pode ser discriminado); e indiscriminado (não discriminado, misturado, indistinto).

Descriminar
É formada pelo prefixo des, que significa ação contrária, negação, e criminar, que é imputar crime a alguém, acusar, provar a culpabilidade de. Logo, descriminar é inocentar, tirar a culpa, absolver de acusação de crime.

Por sua vez, crime vem do latim crimen. É qualquer ato condenável, de conseqüências funestas ou desagradáveis, digno de repressão ou castigo; infração moral grave, delito. No Direito, é a transgressão culposa da lei. Para a Sociologia, é a violação das regras que a sociedade considera indispensáveis à sua existência. Alguns tipos de crime:

- C. do colarinho branco: tipo de contravenção que ocorre nas esferas econômica e financeira e que levam a danos sociais, bem comum no Brasil, onde raramente os criminosos desse tipo são punidos.
- C. de fato transeunte: o que não deixa vestígio presente, como a injúria verbal.
- C. passional: aquele que resulta de uma paixão, e a que o agente é geralmente motivado pelo ciúme.


http://www.sacatudo.com.br/plingua015.html

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
1 + 3 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4