Primeiro emprego: 5 erros a evitar, do currículo à entrevista

É claro que, depois de formado na faculdade, é chegado o momento de encontrar emprego na área em que deseja atuar. Mas, com um mercado de trabalho tão competitivo, isso pode não ser tão fácil quanto parece.

Exatamente por este motivo, você deve procurar emprego no local e no momento certos. Muitos cometem erros, pensando que o fato de ser jovem e ter os conhecimentos recentes na memória são diferenciais. Você conhece outros erros cometidos pelas pessoas que acabaram de sair dos bancos acadêmicos?

Procuram apenas na internet
A internet abre muitos caminhos, pois indica as vagas disponíveis. Além disso, os estudantes têm bastante familiaridade com ela. Mas se limitar a esta ferramenta de busca pode fazer com que as chances de encontrar a vaga que deseja diminuam.

Sempre peça ajuda para quem você conhece, até mesmo colegas da faculdade ou parentes. Não tenha vergonha de dizer que está à procura, pois isso somente fará com que as pessoas queiram lhe ajudar. Deixe a situação clara a seus pais; eles podem conhecer alguém influente na área em que você pretende atuar.

Mandam currículos sem direcionamento
Não mande seus currículos para endereços gerais. Deixe claro que pessoa ou empresa deseja atingir. É verdade que diversas vagas somente exigem o envio e não se identificam, mas não há explicação para frases como "Prezado (a) Senhor (a)" no início.

Não mande e-mail com os endereços à mostra, para que todos vejam para quem está enviando seus currículos. Prefira mandar um de cada vez, ou a empresa poderá pensar que você está louco atrás de uma vaga e que poderia até mentir por isso.

Vestem-se errado para a entrevista
Muitos recém-graduados vestem roupas casuais para a entrevista, que é o primeiro contato com a empresa, o que está errado. Este tipo de atitude pode lhe tirar da corrida pela vaga sem você ter, ao menos, falado alguma coisa.

Nunca pense em ir de chinelos ou colocar um top na hora da entrevista. A melhor estratégia é se vestir com elegância, mesmo que a empresa seja informal.

Saiba ouvir na entrevista
Não fique falando sobre você sem parar durante a entrevista. Pare e ouça em alguns momentos. Use o primeiro contato para coletar informações sobre a empresa e de como será a rotina da pessoa escolhida na seleção.

Pergunte sobre possibilidades de crescimento e deixará uma boa impressão. Falar sem parar somente mostrará que você quer aparecer, sem ter tanto conteúdo, já que não tem experiência. Sempre peça licença para fazer perguntas e comentários.

Não agradecem pelas oportunidades
Não é indicado somente deixar a entrevista e dizer "tchau". Mande uma carta ou um recado agradecendo a oportunidade. O mais indicado seria mandar um e-mail com o conteúdo, mas cuidado para não ser mal interpretado. Mostre que você ainda está interessado por alguma vaga.

http://web.infomoney.com.br/templates/news/view_rss.asp?codigo=708906&path=/seunegocio/

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

Bookmarked

Legal esse artigo, bookmarked ;)

Adicionando...

Olá Maitê! De fato, o QI é a melhor indicação. Mas o artigo dá uma conotação um pouco diferente, como se procurar empregos na internet fosse ruim. Na verdade, depois do QI, é a segunda melhor opção.

Se desejar acrescentar algo às dicas, tenho aqui um artigo ressaltando vantagens e desvantagens que profissionais sem experiência enfrentam em seu primeiro emprego.

Espero que seja de grande valia.

Um abraço!

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
6 + 10 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4