Aids: portadores do HIV podem ajudar a criar vacina

Uma equipe de cientistas franceses identificou, com o objetivo de elaborar uma vacina, o mecanismo de defesa imunológica dos soropositivos que permitem que a doença não evolua.

"Isto poderia servir de modelo para uma vacina capaz de eliminar o vírus da aids", afirmou ao jornal Le Figaro Jean-Fraçois Delfraissy, diretor do estudo, junto a Françoise Barré-Sinoussi, que descobriu o vírus da aids em 1983.

O estudo foi elaborado com onze soropositivos que não desenvolveram a doença, apesar de ter sido diagnosticada há mais de dez anos. "Chamou-nos a atenção que, embora estejam infectados pelo vírus, estão perfeitamente bem e sem tratamento", afirmou Deñfraissy, diretor da Agência Nacional da Pesquisa sobre a Aids.

Esta categoria de doentes da aids representam menos de 1% dos soropositivos. Sua particularidade reside em que seus linfócitos T CD8 são capazes de reconhecer as células infectadas e matá-las. Os cientistas que trabalham no projeto concluíram que o problema da aids não é virótico, mas imunológico.

Em testes in vitro, os cientistas constataram que os linfócitos T CD8 dos pacientes identificam e matam de forma potente e rápida suas próprias células CD4 infectadas pela aids, mas ainda não conseguiram identificar os mecanismos íntimos do processo. O objetivo agora é obter, através de métodos de estimulação do sistema imunológico, os linfócitos T CD8 com o mesmo perfil.

Em uma segunda fase, os cientistas pretendem buscar os marcadores genéticos no genoma de seus pacientes para encontrar a chave da capacidade de lutar contra a doença, apesar de continuar sendo contagiosos.

EFE

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
8 + 7 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4