Índia vai exigir exame de HIV para casais

O governo do estado indiano de Andhra Pradesh afirmou que uma nova lei, a ser aplicada em breve, vai tornar obrigatório o exame de HIV antes de um casamento.

"Aqueles que querem registrar o casamento precisam fazer o exame de HIV/Aids antes", disse o ministro estadual da Saúde K Rosaiah.

A fim de conscientizar a população sobre a doença, membros da assembléia estadual se submeteram em público aos exames para detectar a presença do vírus.

A Índia tem o número mais alto de infecções pelo HIV do mundo, de acordo com a ONU. No sul do país, Andhra Pradesh é o quinto maior Estado em população e é um dos mais atingidos pela doença.

'Inspiração'

O governo de Andhra Pradesh afirma que todos os funcionários e seguranças contratados na assembléia estadual terão de fazer exames de Aids. Os resultados não serão divulgados.

Ainda não se sabe o que o governo do estado vai fazer com esta informação.

O ministro-chefe do Estado Rajasekhara Reddy foi o primeiro a fazer o exame na frente das câmeras na segunda-feira.

"Todos os membros da assembléia legislativa devem passar pelo exame e se transformarem em inspiração para outras pessoas no estado", disse Rajasekhara Reddy, que na divisão política da Índia atua como uma espécie de governador do Estado.

Ativistas afirmam que um dos grandes problemas na batalha da Índia contra o HIV/Aids é a falta de conhecimento a respeito da doença e o estigma ligado à Aids.

Autoridades em Andhra Pradesh esperam que a campanha publicitária mostrando políticos ajude a população a superar estes fatores.

A proposta de obrigatoriedade dos exames de HIV para casais que estão planejando o casamento é parte de uma série de medidas que visam diminuir o aumento de infecções em Andhra Pradesh.

Detalhes da legislação e de como ela seria imposta ainda não foram esclarecidos.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/12/061219_examehivindiafn.shtml 

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
2 + 2 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4