Herdeiros da Aids temem o amor e o sexo

Chegar à adolescência marcado pelo estigma da Aids é um fardo pesado para quem já convive com os conflitos da passagem da infância para a fase adulta e está iniciando a vida sexual. Rio Preto tem 35 adolescentes com Aids e 29 portadores de HIV.

“O medo do preconceito e da morte faz parte do dia-a-dia de muitos desses jovens”, afirma a psicóloga Denise Maria Pitelli, do SAE (Serviço de Atendimento Especializado).

Alguns se fecham, tratam a doença como um segredo compartilhado por poucos. Outros se revoltam. Para ajudar esses adolescentes, o SAE criou um grupo de apoio. “Sem essa ajuda eles podem ter sérios problemas afetivos, diz Denise.

Revelar que é um doente ou filho de portadores leva os jovens a adiar o início do namoro e a vida sexual. “Não sei até quando vou conseguir manter meu namoro sem fazer sexo”, afirma a estudante T.B.L, 19 anos, que há 10 meses tenta contar ao namorado que é doente de Aids.

A estudante foi infectada durante o parto, a chamada transmissão vertical. Os primeiros sintomas da doença manifestaram na infância, e desde então ela iniciou o tratamento que lhe permite levar uma vida normal.

Embora não tenha a doença, a adolescente B.A.C., 18 anos, acha que ainda não é hora de contar ao namorado que seus pais são portadores de Aids.

“Namoro há cinco meses, ainda é cedo”. B. afirma que não acredita em sexo-seguro. “Não acredito na eficácia dos preservativos, só vou fazer sexo quando confiar plenamente em meu
companheiro. Não quero correr riscos”, diz.

 

http://www.bomdiariopreto.com.br/index.asp?jbd=1&id=53&mat=12076 

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
6 + 9 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4