Mais usuários de drogas estão contraindo HIV em San Francisco

NOVA YORK - A incidência da infecção por HIV entre usuários de drogas injetáveis pode estar aumentando em San Francisco, Califórnia, segundo um estudo com quase 3 mil pacientes que se submeteram a testes repetidos para o HIV.

Esse dado parece ser verdadeiro particularmente para homens que praticam sexo com homens, disse o principal autor da pesquisa, Timothy A. Kellogg, do Departamento de Saúde Pública de San Francisco, à Reuters Health. Mas ele acrescentou que não se sabe se eles contraíram o HIV predominantemente por meio de agulhas contaminadas ou sexo sem proteção.

Kellogg e sua equipe analisaram dados de pessoas que se submeteram voluntariamente a mais de um teste de HIV no hospital do município de San Francisco ou outras clínicas afiliadas entre 1993 e 1999.

Um total de 84 novas infecções pelo vírus foram registradas nos 2.893 pacientes, segundo o estudo publicado na edição de 1o. de setembro do Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes. A maioria dos casos aconteceu entre os usuários de drogas injetáveis.

A maior incidência foi vista entre homens usuários de drogas injetáveis que praticavam sexo com homens. A taxa mais baixa foi entre os não usuários de drogas injetáveis, homens heterossexuais e mulheres não usuárias de drogas injetáveis.

A incidência de novas infecções por HIV entre homens usuários de drogas injetáveis que praticavam sexo com homens cresceu de 2,9 por 100 pessoas em 1996 para 4,7 por 100 em 1998, verificaram os pesquisadores.

"Já que populações de alto risco refletem pessoas sob risco em uma comunidade mais ampla, nossos métodos podem ser usados como um sistema de alerta precoce", disse Kellogg.

Ele acredita que os hospitais devem ser um lugar melhor para autoridades de saúde pública observarem novos casos de infecção por HIV que centros de tratamentos de dependentes de drogas.

"As populações de hospitais urbanos incluem muitos usuários de drogas injetáveis que procuram cuidado médico de condições relacionadas ao estilo de vida de um usuário", explicou ele.

Fonte: Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes 2001;28:59-64
http://www.bol.com.br/noticias/saude/2001/10/19/0014.html

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

ANTISPAM
Usamos este sistema para evitar spam dentro do Casa da Maite.
4 + 12 =
Resolva a simples operação matemática de soma acima e coloque o resultado. Por exemplo 1+ 3, digite 4